Patrimônios imateriais


Feijoada


Feijoada é uma designação comum dada a pratos da culinária de países lusófonos como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau .

A feijoada é um prato que consiste num guisado de feijão, normalmente com carne , e quase sempre acompanhado com arroz. É um prato com origem no Norte de Portugal , e que hoje em dia constitui um dos pratos mais típicos das cozinhas portuguesa (com as versões à transmontana, à poveira, portuguesa, entre outras) e brasileira.

Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-Montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) além de carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira.

No Brasil, é feita da mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi, e chega à mesa acompanhada de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes.

Em Portugal, esta versão da feijoada é conhecida como feijoada à brasileira , sendo também comum encontrá-la nos cardápios dos restaurantes portugueses, para além das feijoadas portuguesas.
Tipos de feijoada
Cachupa, prato típico de Cabo Verde, feito à base de feijão e grãos de milho cozidos, acompanhados com carne ou peixe e vegetais.
Feijoada à brasileira, prato típico brasileiro feito a base de feijão preto e carnes salgadas de porco e bovina.
Feijoada à transmontana, um prato da culinária portuguesa, feito a base de feijão vermelho e carne de porco.
Feijoada poveira, um prato da culinária portuguesa, feito a base de feijão branco e pedaços de carne.
Feijoada à moda do Ibo, um prato da culinária de Moçambique, feito com feijão local, galinha e camarão.
Maniçoba, também conhecida como "feijoada paraense", não leva o feijão na sua preparação/ preparo, mas sim as folhas de maniçoba







 Capoeira

Inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2014.

A Roda de Capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira – simultaneamente, uma luta e uma dança –, que pode ser interpretada como uma tradição, um esporte e até mesmo uma arte. Os capoeiristas formam um círculo, uma roda e, ao centro, dois deles “jogam” a capoeira, cujos movimentos requerem grande destreza corporal. Os outros jogadores, em volta do círculo, cantam, batem palmas e tocam instrumentos de percussão. As rodas de capoeira são formadas por grupos de pessoas de todos os gêneros, e contam com um mestre, um contramestre e discípulos. O mestre é o portador e o guardião do conhecimento da roda, e deve ensinar o repertório, manter a coesão do grupo e sua observância a um código de ritual. Normalmente, o mestre toca o berimbau, instrumento de percussão com apenas uma corda. Ele inicia os cantos e conduz o tempo e o ritmo do jogo. Todos os participantes devem saber o que fazer e como tocar o instrumento, cantar e compartilhar as letras dos cantos, improvisar as músicas, conhecer e respeitar os códigos de ética e conduta, além de executar os movimentos, os passos e os golpes. A roda de capoeira é um lugar onde o conhecimento e as habilidades são aprendidas por observação e imitação. Também funciona como uma afirmação de respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos, além de promover a integração social e preservar a memória da resistência à opressão histórica.
fonte:www.unesco.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário