OUTROS DESTINOS TURISTICOS

PANTANAL MATOGROSSENSE - Mato grosso do sul - Brasil


 por: Wagner de Cerqueira e Francisco em Geografia Física do Brasil0 Comentários








O Pantanal Mato-Grossense está localizado no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, encontrado também no Paraguai e na Bolívia. É uma das maiores planícies inundáveis do planeta, correspondendo a 2% do território brasileiro. Em 2001, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como patrimônio natural da humanidade.







O Pantanal é considerado uma área de transição entre a Amazônia, o Cerrado e o Chaco. Esse mosaico de ecossistemas intercala regiões de cerrado e floresta úmida, além de áreas aquáticas e semiaquáticas. Durante os períodos chuvosos (outubro a abril), o nível dos rios na bacia do Paraguai aumenta e inunda a planície, cobrindo até dois terços da área pantaneira. Esse fato ocorre em virtude da baixa declividade do terreno, que em média, apresenta 100 metros de altitude. Ao final do período das chuvas (entre junho e setembro), as águas baixam lentamente e voltam ao seu curso natural.

O bioma possui uma rica hidrografia – aproximadamente 180 rios em toda a sua extensão territorial. A vegetação é bem complexa, diversificando conforme três tipos de áreas: as alagadas (com predominância de gramíneas); as predominantemente alagadas (vegetação rasteira, arbustos e palmeiras, como o buriti e o carandá); as que não sofrem inundação (áreas de cerrado). Existem mais de 3.500 espécies de plantas no Pantanal, podendo ser encontradas espécies higrófilas (nas áreas alagadas pelo rio) e xerófilas (nas áreas altas e secas).

                              

                                      


A fauna é rica e bem diversificada – o bioma abriga o maior número de aves de todo o continente (650 espécies diferentes); 262 espécies de peixe, 1.100 espécies de borboletas, 80 espécies de mamíferos e 50 de répteis. Entre os vários animais do Pantanal, podemos citar o jacaré, veado, serpentes, capivara, araraúna, papagaio, tucano, tuiuiú, colhereiro, onça, macaco, etc.

A pecuária é a principal atividade econômica praticada no Pantanal, sendo desenvolvida em grandes latifúndios desde o século XVIII. Porém, nos últimos 20 anos, a região é ameaçada pela expansão agrícola e pelo crescimento das cidades. Problemas de erosão são provocados pela agricultura, e o intenso uso de agrotóxicos está poluindo as águas superficiais e subterrâneas.



______________________________________________________________________________________


PORTO DE GALINHA - Pernambuco - Brasil



Antigamente, Porto de Galinhas era chamada Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. Quando os escravos chegavam para serem vendidos, contrabandeados, vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha "Tem galinha nova no Porto!". Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto das "galinhas". Daí surgiu o nome Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas é uma praia localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, Brasil. Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais.

Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frasetem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas foi eleita pela Revista Viagem e Turismo da Editora Abril a "Melhor Praia do Brasil" por 10 vezes consecutivas.

Toda a região é muito frequentada por turistas, que admiram a beleza natural da região. 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CAXAMBU - Minas Gerais - Brasil




Apresentação

Privilegiada pela natureza, Caxambu é única. Uma cidade rica em águas minerais, gasosas e medicinais que se desenvolveu ao compartilhar suas dádivas. Através do Parque das Águas, de 12 fontes diferentes e do novo Balneário de Hidroterapia, inaugurado em 5 de Junho de 2010, nossa cidade sempre ofereceu saúde e bem estar aos seus visitantes.
Descubra, conheça e se encante com a nossa cidade.

Caxambu ou cachambu vem do africado: cacha (tambor) e mumbu (música). O vocabulário servia, ao tempo dos escravos, para designar não só o instrumento que eles tocavam nas danças, mas ainda a própria dança ou algum tipo de batuque da época.

Dizem uns que, outrora, os negros vindos de Baependy e da vizinhaça, costumavam se reunir nas referidas Águas Minerais e aí celebravam batuques memoráveis, ao som dos seus caxambus, e assim, do hábito do convite veio a tona “Vamos ao caxambu”, ficou o termo aplicado ao próprio sítio da festa.

Outra lenda que se destaque é de que as águas das fontes daqui, principalmente quando ainda um grande brejo ali dominava, produziam, borbulhando, um murmuro mais ou menos violento e de certo modo comparável ao rufar do tambor dos escravos.

Mas a explicação mais cabível é, sem duvida, a que faz derivar a designação da cidade de “Caxambu” do morro existente, Morro de Caxambu como é conhecido hoje, o qual é de forma cônica exuberante, exatamente como o instrumento africano, o Caxambu.

A maior atração turística da cidade de Caxambu no sul de Minas Gerais é o Parque das Águas, o Parque possui cerca de 210.000m2 de área e oferece atrações para todos os gostos e idades. O Parque das Águas conta com 12 fontes de águas minerais, gasosas e medicinais, com propriedades diferentes umas das outras. Uma natureza exuberante se apresenta entre bosques, jardins e alamedas de grande beleza paisagística. Caxambu possui um ambiente perfeito para passeios tranqüilos e revitalizantes, descubra caxambu.


Descubra o Parque das Águas, suas Fontes de Água Mineral e Atrações.


O Parque das Águas de Caxambu MG, também abriga o suntuoso Balneário de Hidroterapia, um tradicional centro hidroterápico, que oferece banhos de imersão em água mineral, piscina de hidroterapia, saunas a vapor e secas, duchas, além de vários tratamentos estéticos.

E não para por ai, além das fontes e do balneário, o Parque das Águas ainda oferece outras atrações como: piscinas de água mineral, lago e pedalinhos, pista de cooper, quadras esportivas e um teleférico que o levará ao topo do Morro Caxambu para uma deslumbrante vista da cidade.

Caxambu MG, é um cidade voltada para o bem-estar de seus habitantes e visitantes e o Parque das Águas é o local perfeito para cuidar bem do corpo e da alma.













Fonte:
www.descubracaxambu.com.br/
www.caxambu.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário